O mundo no Rio. O mundo na colorida Escadaria Selarón

Uma simples escadaria em um péssimo estado de conservação. Era isso que o chileno Jorge Seláron tinha em frente a sua casa. Os 215 degraus que ligam os bairros da Lapa e de Santa Teresa começaram a ser decorados no inicio dos anos 90 e desde então se tornaram mais um ícone da cidade maravilhosa.

IMG_1089.jpg

No início do processo de renovação da escadaria os vizinhos tiravam onda com Selarón, pelas combinações bizarras de cores. Mal sabiam eles que anos mais tarde essa escadaria viria a ser matéria de muitas revistas, jornais, documentários, comerciais de TV e até para clipes de bandas como U2 e Snoop Dogg. Ironia né?

snoop-dogg-pharrell-williams-beautiful-rio-janeiro

O que era para ser um passatempo começou a virar uma obsessão para o chinelo, consumindo todo o seu dinheiro. Ele então começou a vender pinturas para financiar a empreitada de restauração da sua “rua” e o resultado é essa bela escadaria que virou cartão-postal!

img_1033
E nós te agradecemos por essa beleza, Selarón!

Em 2005, a prefeitura da cidade deu à Selarón o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e oficializou o tombamento da escadaria. Hoje cariocas e turistas disputam espaço para aquela clássica foto em frente ao letreiro.

IMG_1047.jpg

E sabem porque o titulo desse post é o Mundo no Rio? Porque entre as mais de 2 mil peças que foram o desenho da escadaria, existem azulejos de mais de 60 países, muitos deles presenteados ao artista por turistas e fãs da obra.

Isso sem contar nos que ele mesmo comprou em suas viagens pelo Brasil e pelo mundo, já que ele visitou mais de 50 países antes de fixar sua residência no Rio de Janeiro.

Por isso depois de garantir suas selfies no cenário mais colorido e universal do Rio, não deixe de prestar atenção nos detalhes e nos pedaços que formam esse belíssimo mosaico.

img_1005

Mas vá com tempo, afinal são 215 degraus, 17 lances e 10 descansos de quatro metros de largura. Tudo minimamente decorado e 20 anos de trabalho depositados ali. Merece muito a nossa atenção e carinho!

Informações

A Escadaria Selarón está aberta para vista a qualquer hora e sem cobrança de entrada. Durante os finais de semana costuma ficar um pouco cheio, mas nada muito fora do comum.

Localizada a 5 minutos a pé dos Arcos da Lapa, a escadaria fica entre a rua Joaquim Silva, na Lapa e a rua Pinto Martins, no bairro de Santa Teresa.

IMG_1134.jpg

São várias as maneiras de chegar lá, mas a mais fácil sem dúvida é o metrô. É só saltar na estação Cinelândia e ir caminhando até a rua Joaquim Silva, a 10 minutos da estação, no máximo!

Lindissimo né? Obrigado Selarón por dedicar 20 anos de sua vida a embelezar ainda mais a cidade maravilhosa. Seremos eternamente gratos a você por isso!

Mais sobre essa maravilha vocês podem estar conferindo no meu canal do Youtube:

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s